viernes, 15 de junio de 2007

Lisboa, Porto?

Desde que começei a visitar ao meu pai no Portugal no povo de Santo Antonio (valmaior), sempre tenho tido clara uma coisa: Gostava é de morar na cidade. O povo é fixe, mas só por alguns dias, acho muito bucôlico (acho que esta palavra também existe em português, ou não?) para meu gosto, e sossegado demais para o ritmo que tenho tido sempre.

Para mim, sempre nómade, e tendo vivido em grades cidades do mundo (Caracas, Santiago de Chile, Houston) e amado outras grandes que tenho visitado (Buenos Aires, Madrid, Maracaibo, Lima) , é super importante que, o lugar onde eu more, tem que ser mexido, stressfull, cheio de vida e de alternativas de coisas para fazer: discotheques, bares, cinemas, teatros, museos, arte na rua, graffittis, publicidade, sistemas de movilização, etc.

Tenho entendido que as cidades que são assim na minha segunda terra, são Lisboa e Porto. E gostava de saber quais as obvias diferenças entre essas duas cidades além do obvio: porto sempre tenho achado meio londinense no sentido que está coberto de nuvens e frio.

Eu já estive nas duas cidades de visita e ficando um tempinho (uma ou duas semanas a cada lugar). Mas sempre fui um apaixonado por Lisboa. Acho que o facto de ser "tropical", condiciona o meu gosto por esta cidade: têm praias perto, a temperatura nunca cai sob 0 graus, é joven no sentido de ter sido recentemente "reconstruida", e as pessoas que lá tenho conhecido sao ultrafixes. Estou ou não certo?

Há outra cidade que mereça ser chamada de tal? Aqui na Venezuela são só duas.

Além disso, também é importante saber quais as melhores oportunidades para o trabalho que quero fazer: fotografia, marketing, jornalismo e/ou audiovisuâl.

Sugerenças? seria tãaaaaaaaaao boas!

5 comentarios:

S. dijo...

Lisboa.

O Porto é diferente. Tens muito que fazer, tens ainda mais praias, e é mais fresco, mais chuvoso. Se queres agito e diversidade constantes, tens Lisboa. O Porto é apaixonante, é uma cidade calma, conservadora com melhor qualidade de vida, mas menor andamento.
Mas só tu podes decidir o que preferes. Visita ambas. Estão a apenas 300 kms uma da outra.

Bem vindo, Flávio.

Flavio dijo...

Obrigadinho Silvia!

Pode ser que o caos venezuelano seja uma piada ao lado do "andamento" lisboeta.

Gostei da resposta, dá para ter uma ideia mais ampla das diferenças.

Muito, mas muiiito obrigado mesmo.

Canelas do Douro dijo...

Caro Flavio, uma coisa é certa... Ou se gosta do movimento de uma grande urbe ou da calma de uma cidade do interior...
E nisto creio que tenho algum a vontade para falar, e porque? Sou natural do Douro e neste momento vivo "na grande Lisboa" (arredores para ser mais preciso) e muito sinceramente tanto gosto do meu Douro (Peso da Regua) como gosto da grande Lisboa! São ambientes muito diferentes como deve ser facil de perceber... Mas creio que tudo isto passa por uma fase de adaptação ao meio onde vivemos ou estamos inseridos! Mas mesmo que optes por Lisboa ou Porto deixo aqui o convite para visitares o Douro, garanto-te que não te vais arrepender, mais que não seja pela gastronomia, pelos bons vinhos ou pela hospitalidade!
Um abraço

Inha dijo...

flavinho!!!

ja te disse k vamos p Lx os dois :)

Te quiero!!!

david santos dijo...

Eu gosto da duas. Estando em Lisboa, procuro estar bem. No Porto, faço o mesmo.
Parabéns.